As grandes empresas do setor automotivo começam a sugerir, apoiar e estimular com informações as oficinas mecânicas e os revendedores para que comecem a utilizar o marketing digital. O objetivo é otimizar e fortalecer seus negócios através do varejo, educar os clientes e aumentar a clientela alcançando novos clientes.
Amplia o mercado para eficiência do marketing digital
A digitalização e o marketing digital dentro do setor das oficinas mecânicas com certeza irão começar a expandir ainda mais fortemente. Por que os clientes estão com sua atenção voltada cada vez mais para as telinhas dos seus smartphones e quantidade de tempo que os clientes passam online tem crescido em todo mundo e também no Brasil.
A pesquisa Digital 2018 – Global Overview mostra que o brasileiro gasta aproximadamente, em média, 9h14min por dia, navegando e 3h39min nas redes sociais, isto é, 37% do tempo em média vai para Facebook, Instagram, Youtube, etc.
Olha só, das 16 horas que fica acordado, 57% estão sendo usadas na internet. (Leia mais: Marketing Digital ensina a colocar o seu produto na mão do cliente)
Nas redes sociais os clientes manifestam seus sentimentos sobre o serviço prestado, também criticam e influenciam as decisões de compra, por isso o monitoramento, muito enfatizado no marketing social, deve ser levado bastante a sério.
Fabricante do setor automotivo cria campanha para oficinas mecânicas em Portugal
A ZF, empresa da TRW, que é fornecedora global de sistemas automotivos, módulos e componentes para fabricantes de equipamentos originais automotivos e pós-vendas, em Portugal está recomendando que as oficinas adaptem as suas comunicações a esta nova realidade e também criou campanha com inúmeras dicas para orientar o dono da oficina.
Ben Smart, diretor de marketing global da ZF Aftermarket explica: “No ano 2020, toda uma geração, a geração C de “connected” (conectada), terá crescido num mundo digital imerso numa cultura online e com grande conhecimento em matéria de metodologia de redes sociais.” , ele acrescenta, “Além disso, os números mostram que, no próximo ano, cada pessoa passará, em média, 84 minutos por dia a ver vídeos online.” (Portugal)
O que é o marketing digital voltado para as oficinas ou para o mercado ?
O marketing digital tem custos baixos e grande eficiência, por isso as oficinas independentes, que não podem organizar grandes campanhas publicitárias, têm a possibilidade de chegar ao seu público alvo pela utilização das redes sociais (por exemplo: Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp), do e-mail marketing e dos websites. Estes canais são apropriados para a distribuição de posts tanto de modo orgânico (sem custo) ou pelo impulsionamento (pago). As publicações nas redes sociais podem ser utilizadas para comunicar ofertas de descontos, lembretes acerca de serviços de manutenção ou uma página bem escrita de dicas e conselhos aos motoristas num website da oficina e nos seus e-mails.
O próprio Ben Smart conclui: “Resumidamente, o marketing digital pode beneficiar significativamente as oficinas, a um custo muito reduzido, manter os clientes envolvidos, estimular visitas de retorno e estabelecer uma ligação capaz de aumentar a fidelização dos clientes. Pode também aumentar a notoriedade do negócio e alargar a base de potenciais clientes, pois aqueles que são alcançados começam a compartilhar ofertas e novidades com os seus amigos.”
Marketing Digital
Os donos de oficinas podem gerir esta ação internamente ou contratar terceiros,(free lancers ou agências digitais), para esse tipo de trabalho que exige dedicação e conhecimento. Para entender melhor sobre marketing digital existe um curso completo on line, que explica o passo a passo de como montar um negócio de Marketing Digital para trabalhar como afiliado ou produtor e até mesmo assessorar empresas nessa área se tornando um social mídia profissional. Clique aqui e baixe gratuitamente um e-book “GUIA DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL” que explica tudo sobre negócios on line, trabalho em casa e marketing digital.