Ontem, a família Facebook, isto é, Facebook, Instagram e Whatsapp, não estava funcionando no mundo todo. As redes sociais pararam de funcionar. Já imaginou se por qualquer motivo elas desaparecessem?
Para quem se diverte com esses canais de comunicação, talvez os prejuízos não fossem grandes. Mas para quem trabalha e tem negócio on line a situação é outra.
Muitos defendem que não há necessidade de ter sites, blogs e nem captar e-mails e número de telefone dos seus públicos. Por isso, estabelecem seus negócios apoiados somente nas grandes plataformas sociais da internet. Mas os especialistas em marketing digital não recomendam essa total dependência.
Se por qualquer motivo as redes saíssem do ar, e vimos que isso é possível, como seus clientes ou as pessoas que estão interessadas nas suas ideias, produtos e serviços, iriam encontrá-lo?
Então, coloque a preguiça de lado, e se não tiver um site ou blog, comece a construir agora mesmo e busque contato direto com seu público, afinal você não é dono do Facebook, Instagram e Whatsapp.
É claro que ninguém despreza o volume de usuários ativos do Facebook, 2,4 bilhões, Whatsapp, 1,5 bilhão, Instagram, um bilhão, continue aproveitando esse tráfego, enquanto está disponível, mas faça o seu próprio tráfego também.
Vamos lembrar que o Orkut, rede social filiada ao Google, foi criado em 2004 e desapareceu em fins de 2014. O Orkut, cujo nome é o mesmo do seu projetista chefe nascido na Turquia, foi operado pela Google Brasil, que coordenava a operação para o Brasil e a Índia. Em 2008, chegou a ter 40 milhões de brasileiros que eram cadastrados nessa rede social.
Saiba mais sobre marketing digital, clique no título em azul e baixe gratuitamente o e-book “Guia do Empreendedorismo Digital”.
Concorda com a gente? Diga nos comentários.