Ganhar dinheiro publicando vídeos? O Instagram avisou que chegou a hora de começar os testes para monetizar vídeos. Os vídeos receberão parte do investimento feito dos anúncios inseridos na sua publicação e nas lives pela doação dos fãs. Os testes vem desde o tempo do IGTV, o aplicativo de vídeo do Instagram, que foi lançando em 2018, alguns diziam que o objetivo era concorrer com o Youtube, mas até hoje os vídeos do Instagram não incomodaram o líder. O Instagram não desistiu e procura testar maneiras de remunerar os criadores de conteúdo, a exemplo Youtube, para estimular mais postagens de vídeo.
Formato vertical melhora audiência para monetizar vídeos
De acordo com a plataforma Buffer o vídeo vertical tem performance melhor que outros formatos nas redes sociais. Não à toa, o Youtube, segundo lugar em usuários do mundo, entendeu a força do terceiro e quarto lugares, Facebook e Instagram, e incorporou o formato de vídeo vertical (16:9) na sua plataforma. Essa vantagem mostra que muitos criadores de conteúdo ficarão interessados nessa possível nova fase.
Veja como o Instagram pensou em monetizar vídeos
Para viabilizar a remuneração testa duas formas de patrocínio
Uma é a inserção de anúncio de 15 segundos da marca patrocinadora na abertura do vídeo, outra é pela doação em dinheiro de quem assiste lives. Os testes já começaram no Estados Unidos, para depois serem espalhados pelo mundo.
Confira o que o Instagram publicou
“A partir da semana que vem, apresentaremos anúncios no IGTV, nosso vídeo de formato longo. Os anúncios aparecerão no início, quando as pessoas clicarem para assistir aos vídeos a partir de visualizações no feed. Os anúncios em vídeo serão criados para os celulares com a duração de até 15 segundos, faremos várias experiências nos anúncios ao longo do ano, a função de pular o anúncio será implementada, para garantir que o resultado final funcione bem para pessoas, criadores e anunciantes “.
Assista o vídeo para ver como o anúncio será inserido.
Anúncios e doações
No teste inicial, os criadores receberão uma participação de 55% de todos os anúncios publicados nos vídeos. É a mesma comissão que o YouTube oferece. Isso deverá estimular os criadores a incrementar a produção para monetizar vídeos.
Lives
Na transmissão ao vivo ou live (laive), que aumentou 70% nesse período da pandemia, o Instagram vai possibilitar a doação de uma pequena quantia do fã para o criador, identificada na live por um crachá (badge). Essa doação irá diretamente para o criador da live. É uma maneira de facilitar o apoio financeiro de quem assiste shows, palestras ou aulas ao vivo. Prestígio e vaidade. A identificação do fã no momento da doação possibilitará o reconhecimento dele pelo apresentador e de outros fãs.
“Os crachás aparecerão ao lado do nome de uma pessoa durante o vídeo ao vivo. Os fãs que compraram crachás na live se destacarão nos comentários e desbloquearão recursos adicionais, incluindo colocação na lista de criadores de crachás e acesso a um coração especial”, diz o texto oficial do Instagram.
A doação poderá ser uma “espécie de ingresso” voluntário para a apresentação para monetizar vídeos.
O Instagram disponibilizou um link para os criadores de conteúdo se inscreverem nesse programa clique aqui
Gostou dessa novidade que vem por aí?
Uma hora vai chegar, pode ir se preparando para aproveitar este estímulo para o seu negócio que pode ganhar uma fonte extra de renda.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fale comigo pelo e-mail contato@marketingdigitalemcurso.com ou coloque nos comentários desse blog.