Os influenciadores digitais ganham dinheiro no mundo do marketing digital em qualquer lugar do mundo. Grandes, pequenas e médias empresas querem ser divulgadas por eles e elas. Mas, não compre seguidores, as empresas patrocinadoras estão de olho nessa prática.
A Forbes, revista norte-americana de negócios e marketing, publicou as 10 etapas recomendadas pela Magdalena Urbaniak, da Brand24 – Monitoramento de Mídia. Ela formulou esse caminho, depois de estudar profundamente o assunto e observar os principais influenciadores digitais.
Com esse guia, se você quer ser um ou já começou, saberá chegar no seu objetivo com mais facilidade, para ganhar dinheiro.
1- Nicho
Nicho é alguma coisa que você gosta e conhece muito e que tem pouca gente que fala sobre esse assunto. Pegue todo esse conhecimento, tire da sua cabeça, ordene e comece a contar às pessoas. Que seja algo fresco, novo. Ao escolher seu nicho, não seja um especialista, seja “o” especialista.
2- Mídia social
Agora escolha, um, dois, três ou até no máximo quarto canais de mídia. Pense nos conteúdos que é capaz de criar e publicar. Você sabe escrever bem? É bom em vídeo? Isso vai determinar qual será sua rede principal. O Facebook aceita vários tipos de formatos de conteúdo. O Instagram dá destaque para as fotos. O Youtube, o mais desafiador e mais promissor, é para os vídeos, acha que é bom nisso?
3- Crie uma estratégia de conteúdo.
Tente imaginar porque as pessoas estariam ansiosas em seguir você? Dê a elas conteúdos feitos por você para resolver problemas delas na área que você é especialista. Vale humor, entretenimento ou receitas de bolo sem ovo, por exemplo.
4- Monte um plano
Pense em conteúdos para dois ou três meses, produza e comece a publicar. O plano aceita correções de rota a medida que você for percebendo o interesse do público.
5- Faça constantemente
Você sabe qual mensagem que vai passar, faça isso com alta frequência. Pense nesse conteúdo o tempo todo, mas também inove. Seja consistente. Seu conteúdo deve atrair pessoas.
6- Relacione-se com os seus
Fale com pessoas e marcas em seu setor. Converse, troque ideias, faça comentários, participe. Seja notado.
7- Construa sua comunidade
Convide novas pessoas, vá a fóruns, entre em grupos, crie páginas de fãs, etc, ligados ao seu setor.
8- Promova-se
Não é para vangloriar-se. O bom conteúdo sempre se defende. Leve o público até ele. Compartilhe seu conteúdo em todo lugar, onde achar que ele pode ser interessante.
9- Fornece valor
Sempre.
10- Chame atenção para o seu trabalho
Cresça e chame atenção para o seu trabalho. Então para si mesmo como autor dele. Se seu plano for o de virar uma celebridade, esqueça as etapas acima.
O resultado virá
As pessoas vão começar a escutar você, depois seguir. Quanto mais pessoas estiverem com você, mais forte você será. Lembre-se, o indicador que mostra que você é influente, não é ditado por você. É a sua comunidade que decide o quanto você é um influenciador. Respeite e alimente-os com informações de valor.
Mais uma coisa, para quem se auto rotula como pessoa influenciadora, alguém disse uma vez, “Quando alguém diz que é modesto, deixa de ser”.
Nota do Marketing Digital em Curso:
Os influenciadores digitais precisam tem conhecimento de marketing digital, pois são empreendedores de si mesmo. Ganhe um livro eletrônico para entender melhor como funciona o mundo do marketing digital, clique aqui ” Guia do Empreendedor Digital” e baixe grátis.
Quando você for reconhecido como influenciador as marcas começarão a procurá-lo. Essa é a parte do dinheiro. Seja honesto com seu público e só promova produtos que cumprem o que prometem. Conheça antes. Fale sempre a verdade para seus seguidores. A confiança é a base de tudo.
Acha que falta alguma coisa? Deixe nos comentários.