O Facebook e o Instagram fizeram uma pesquisa no Brasil sobre os compradores de moda e seus comportamentos preferidos na hora de escolher as roupas e acessórios pelas redes sociais para ajudar você a vender mais. Se moda é seu nicho, (4 etapas para descobrir seu nicho), essa pesquisa do Facebook dará muitas ideias boas para você.
Objetivo da pesquisa
Para entender o cenário do momento, por que a moda que está em constante mudança, o Facebook encomendou uma pesquisa à Accenture1com para o Brasil sobre a jornada de compra de moda e descobriu três tendências importantes: expressões personalizadas, estilo de tela e tendências reais.
Tendências
Primeira tendência
O consumidor de moda quer que a marca atenda à individualidade dele. Portanto, você que produz ou revende moda precisa fazer as descobertas de moda parecerem individuais. Crie uma experiência pessoal marcante, fornecendo aos compradores comunicações relevantes e personalizadas, alinhadas com seus interesses. Por exemplo: se o seu consumidor valoriza a sustentabilidade, produza roupas com fios reciclados, ele vai se identificar e adorar sua marca, por que ela compartilha os valores e costumes dele. Esse tipo de conexão pessoal pode se traduzir em maior lealdade e impactar na tomada de decisão.
Segunda tendência
Os celulares estão incentivando o processo de compra dos consumidores de moda, desde a inspiração até a aquisição.
A portabilidade do celular já transformou esse aparelho e os sites em uma espécie de assessor de compra do comprador de moda. As plataformas digitais e os canais têm sido importantíssimos no passo a passo da jornada de compra, portanto crie uma orquestra de canais perfeita, para influenciar o comprador para sua marca nesse processo de decisão.
É pela internet que eles buscam dados para definir a escolha. A inspiração pode vir de um influenciador ou de uma foto com um modelo cujo estilo é o mesmo do comprador, os preços também são instantaneamente comparados tanto no on line como no off line. Sabendo disso preste atenção nas preferências da sua persona, na adaptação dos seus sites aos smartphones e as redes sociais, pois as mensagens que aparecem estão no aparelho móvel, fundamental para preencher lacunas entre a experiência da marca tanto no on-line quanto na loja física.
Estatísticas
Olhe as estatísticas: 57% dos consumidores de moda afirmam que conhecem novas marcas e produtos que podem comprar pelos de sites e aplicativos usados em seus dispositivos móveis.
Mesmo aqueles que compram nas lojas físicas, recebem a influência da telinha durante a compra, seja para comparar produtos, procurar promoções ou navegar nas redes sociais, enquanto estão na loja física. É comum ver o consumidor na loja física pesquisando preços enquanto fala com o vendedor.
Terceira tendência
As pessoas buscam conexões autênticas nas comunidades de moda que estão longe do brilho e glamour de um desfile tradicional. Você produtor ou revendedor de moda deve fazer parte de conversas sociais lideradas por algumas pessoas dedicadas a falar sobre moda, os influenciadores e as influenciadoras que formam grandes coletividades sobre o tema.
As pessoas estão se voltando para essas comunidades e redes em busca de inspiração e aconselhamento, nelas as marcas têm a oportunidade de fazer parte de conversas em comunidades autênticas.
Estatísticas
Olhe os números: 56% concordam que os influenciadores de moda que eles seguem nunca promoveriam algo em que não acreditam apenas para fazer dinheiro com conteúdo de marca. As pessoas buscam lugares que transparecem confiança, por que não gostam de se sentir manipuladas. A inspiração da moda tem cada vez mais a ver com conteúdo relacionável e contextos reais.
Gostou?
Compartilhe com seu amigo ou amiga, eles podem precisar dessa informação, então ajude-os. Percebeu como aqui no marketing digital em curso você ganha conhecimento para atuar no seu negócio, causa ou ideia? Se quiser saber mais sobre como trabalhar em casa ou montar seu negócio on line encontre facilmente nesse blog links de e-books grátis e também o curso completo de marketing digital.
Se quiser tirar dúvidas, solicitar mentoria ou pedir um artigo sobre um tema específico, mande um e-mail para mim: contato@marketingdigitalemcurso.com
A pesquisa completa do Facebook está nesse link, é só clicar: Facebook Refashion your thinking about….
Obrigado e até mais