Nova plataforma Threads focada no nicho do Twitter foi lançada nessa primeira semana de julho, em 24 horas já atraiu mais de 30 milhões de usuários no mundo todo. A Threads é irmã do Instagram que hoje tem mais de 2 bilhões de usários globais.
Características da Threads
Os usuários poderão trazer todos seus seguidores da plataforma irmã e também transferir a bio com foto e tudo. Então qual a diferença? O Threads está focado no nicho do Twitter, isto é, aceita até 500 caracteres por postagem, dez fotos e vídeos até 5 minutos. Vamos lembrar que o Twitter tem limites menores, são 280 caracteres por postagem e o tempo de vídeo é metade: dois minutos e trinta segundos.
O Threads foi lançado por quê?
A Meta percebeu uma grande insatisfação dos usuários do Twitter, isto é, uma oportunidade de reduzir a força do concorrente que está cobrando para dar privilégios, o tal selo azul de autenticidade custa. Por isso havia espaço para uma rede semelhante. As apostas são que ultrapasse o Twitter em número de usuários, a expectativa é que tenha um bilhão de usuários, segundo declaração do tio Zuck, CEO da Meta.
As divisões do painel do Threads
De acordo com informação do CanalTech “O aplicativo é dividido em cinco abas: feed, procurar, nova thread, notificações e perfil. A aba de procurar serve como um atalho não apenas para encontrar pessoas de forma específica, mas também para ver perfis sugeridos pela rede”
Quem pode abrir conta
É reservada, por enquanto, somente para quem tem conta no Instagram. Saiba que qualquer interação no Threads influirá diretamente no Instagram. Excluir a conta no Threads é excluir a conta no Instagram.
Outras plataformas imitadoras do Twitter
O pessoal que saiu do Twitter, depois que o Elon Musk resolveu comprar, montou uma plataforma chamada BlueSky, mas ainda não decolou. Existem a Mastodon e a Nostr, que são redes descentralizadas e interligadas de servidores operados de maneira independente e funcionam com o microblogging.
Mastodon tem 6 anos e treze milhões de usuários ativos com 10 milhões de contas e a Nostr, nasceu em 2020 e tem 1,1 milhão de contas. Esse números apresentam diferenças em várias fontes de informação.
No caso do Nostr, o fundador do Twitter Jack Dorsey apoiou a Nostr como também o criador da criptomoeda Ethereum, Vitalik Buterin, programador russo-canadense e Edward Snowden, aquele programador famoso que vazou dados sigilosos do governo norte-americano, toda essa gente fez com que a plataforma fosse a queridinha dos fãs das criptomoedas, mas está longe do uso em massa se levarmos em conta os números das gigantes.
Utilizar nos negócios
Uma plataforma nova e forte como a Threads tem se mostrado pode dar uma vida nova para seu perfil. Renove sua estratégia para essa rede, talvez mais focada no seu nicho e aproveite essa nova rede para experimentar outras ideias. Claro que vai dar trabalho, um pouco mais, no entanto é sempre bom fazer algo quando a água ainda está fresca. Vai topar esse desafio?