Não é preciso ter milhares ou milhões de seguidores ou fãs para que as pequenas empresas tenham resultados efetivos nas redes sociais. Nesse espaço virtual, a pequena e a grande empresa têm o mesmo potencial de alcance de público. O que conta é a organização de cada passo e a formulação dos objetivos, estratégias e táticas, além do seu envolvimento com cada tipo de público que acompanha e interage com a empresa nas redes sociais.
Dicas para a pequena empresa
Não adie mais sua entrada no marketing digital. Veja esses 7 pontos e comece a alavancar seu negócio.
1- O primeiro ponto é acertar a mira. Faça um plano definindo objetivo, público, estratégia, metas, produtos ou serviços, promoções, lançamentos. As postagens, que inicialmente serão orgânicas, (sem custo), devem ser coerentes com o negócio para multiplicá-lo dentro da lógica das redes sociais. A concorrência também deve ser observada, tanto nas ações como nos resultados.
2-Depois decida quais plataformas serão as melhores para atingir o público. Cada plataforma tem recursos diferenciados, característica de utilização e um tipo predominante de público. Ao encontrar o perfil demográfico das redes, veja se é compatível com o público comprador específico.
3- Essa é a hora de estudar a audiência. Saber não somente os dados demográficos, mas os comportamentos. É fundamental entender as dores e os sonhos do seu público em relação ao seu produto ou serviço. Comece a fazer a conexão entre a mídia social e seu público para definir a mais adequada.
4- Construa relacionamento, essa característica é o diferencial da mídia social. Você pode falar diretamente com quem está interessado no seu produto. Quando fizerem comentários, a resposta deverá ser imediata para iniciar a conexão e aumentar a confiança no produto, serviço ou causa. Construa grupos de fãs no Facebook. Envolva os micro influenciadores mais ajustados ao produto, assim novas pessoas iniciarão o relacionamento com a marca.
5- Fotos atraentes são importantes nas redes sociais, principalmente no Instagram, Pinterest e Snapchat. Mostre o produto em várias situações e ângulos, os clientes e até os momentos engraçados dentro da sua loja ou nos bastidores. Fotos grátis: existe a alternativa de utilizar os bancos de fotos e vídeos, são sites com milhares de fotos e muitos vídeos para usar gratuitamente, veja na matéria “10 bancos de fotos grátis para você usar onde quiser”.
6- Escolha uma rede ou duas e comece a fazer postagens com frequência e consistência, mas principalmente oferecendo valor para seu público. Ofereça posts de qualidade. Não faça somente anúncios de vendas. Se quiser vender em todo post, poderá afastar seu público. Os usuários não estão nas redes sociais para ver anúncios de vendas. Marketing digital é para a construção de relacionamento, a venda deve ser fruto da qualidade dessa relação. Seja honesto, humano e não robô.
7- Use ferramentas para monitorar o crescimento e o engajamento das suas redes sociais e para construir layouts bonitos. Segue sugestão de dois sites que podem solucionar esses problemas. Normalmente o uso básico é gratuito: HootSuite, para monitorar e Canva para construir designs.
Marketing Digital
Mesmo sem saber nada, o empreendedor que tem sua pequena empresa pode construir um negócio on line ou utilizar as técnicas do marketing digital para dinamizar sua loja de roupas, seu artesanato, sua pizzaria, sua ONG. Baixe grátis o livro “Guia do Empreendedor Digital” e comece a colocar sua empresa no mundo do marketing digital agora mesmo. Não perca mais tempo.
Gostou dos sete passos básicos? Você tem alguma sugestão ou dúvida fale nos comentários ou entre em contato.